Como aprender a programar do zero: passo a passo

 In Bootcamp de programação

Para restringir um pouco as pesquisas do Google e do YouTube, o freeCodeCamp é uma ótima plataforma onde você pode aprender a programar – uma das melhores do mundo, de fato. O YouTube é frequentemente chamado de uma “universidade” gratuita. Como apontei anteriormente, existem milhares de recursos on-line para aprender a programar. Você pode encontrar qualquer recurso que quiser pesquisando no Google, mas essa é apenas a ponta do iceberg. Ter uma base teórica bem formada é um o primeiro passo para construir o conhecimento a respeito de qualquer assunto. Na internet você pode encontrar muitas informações interessantes.

Passo-a-passo para aprender programação do zero

Agora que você já sabe que não precisa ser um gênio ou ter conhecimento prévio para aprender a programar do zero, que tal você ir ainda mais longe nesse universo? Afinal, é preciso conhecer essa tecnologia e entender suas evoluções para programar para web. Um dicionário Python é uma coleção com elementos chave-valor que permite representar melhor o mundo real. Além do que falamos, as pessoas têm a chance de se conectar com experts de grandes empresas em sessões de networking. A partir dos projetos desenvolvidos, você dispõe desse vínculo e é capaz de aprender mais com essas pessoas, bem como conseguir boas oportunidades de emprego.

como aprender programação do zero

cursos

Existem diversas formas de aprender tudo isso que citei acima. Você pode aprender com a internet, lendo livros, cursando uma faculdade ou, o que na minha opinião é a melhor opção em custo-benefício, com cursos rápidos! Nesse caso, sim, você terá que gastar um pouco, mas esse valor não será nem 1% do que você pagaria a uma universidade, por exemplo. Para você, eu recomendo procurar tecnologias e frameworks auxiliares ao JavaScript e CSS. Entre essas tecnologias, destaco o jQuery e o Bootstrap que, para os iniciantes, são duas tecnologias incríveis.

Front-end developer: salário, vagas e como ingressar no mercado

Se você chegou até esse conteúdo, é porque acredita no poder da internet para solucionar suas dúvidas e te ajudar a aprender! Assim, os cursos online são uma excelente opção para aprender a programar. O Visual Basic serve principalmente para criar ferramentas que automatizam processos e assim reduzir tempo. Consequentemente, o número de usuários que o utilizam tem aumentado.

  • Pesquise você mesmo(a) no Google por “WMBarros” e veja todas nossas recomendações de alguns (ex)alunos nossos.
  • O W3Schools vem equipado com tutoriais de programação, recursos, exemplos e exercícios para ajudar você a programar.
  • Além disso, você terá que elaborar uma série de pequenos projetos que usam essas linguagem todas juntas e ao mesmo tempo.
  • Se você estiver apenas começando, recomendamos começar com o React ou o AngularJS.

Mas, para efeitos didáticos, não vou citá-los nesse post para não gerar mais confusão na sua cabeça. Se você mesmo assim tiver interesse, curso de desenvolvimento web leia esse artigo sobre os principais SGBDs do mundo. Programar pode parecer difícil, mas nossa comunidade pode te ajudar!

Também existem sistemas operacionais com código aberto, livres de propriedades intelectuais. O Linux – e suas principais distribuições – é um dos mais famosos e usados no mundo. Nós, da Becode, sempre recomendamos que esse aprendizado ocorra cedo, https://www.horabrasil.com.br/2024/05/14/desenvolvimento-web-entre-a-programacao-e-criatividade/  logo após o aprendizado em lógica de programação, banco de dados e HTML, CSS e JavaScript. Isso é válido tanto para os que escolheram front-end, quanto back-end. Isso porquê a grande maioria das linguagens de programação utilizam esse paradigma.

  • Criada nos anos 90, a linguagem Python pode ser usada para várias finalidades na programação.
  • O currículo não é realmente a coisa mais atraente no Sololearn – a comunidade de lá, sim.
  • Existe uma imensidão de conteúdos na internet sobre programação e de graça.
  • É muito importante ter pessoas por perto que estão passando pelos mesmos desafios que você ou que são mais experientes e podem resolver suas dúvidas.
  • Então, você terá acesso completo ao currículo de mais de 3 mil horas, que pode levá-lo do zero ao conhecimento, do novato ao ninja, do iniciante ao especialista em programação.

Aprofunde seus conhecimentos

Ao aprender a escrever código, você poderá escrever instruções para que os computadores a sigam. Isso permite que você crie sites da web, aplicações e software, além de fazer coisas muito legais. Quando estiver tentando aprender programação, você vai perceber que a rotina é muito importante. O ato de fazer isso consistentemente e diariamente prepara as pessoas estudantes para se tornarem mais íntimas com as tecnologias e com as linguagens.

Recent Posts

Leave a Comment